Se você planeja fazer algum marketing na Internet para promover o seu empreendimento, deve considerar seriamente o marketing por e-mail como pelo menos uma camada de sua campanha de marketing na Internet. Muitos proprietários de empresas evitam o marketing por email porque acreditam que todas as campanhas de marketing por email são puramente spam. No entanto, isso não é verdade e não participar desse tipo de marketing pode fazer com que sua empresa perca muitos negócios. Por não atrair clientes em potencial por e-mail, sua empresa pode perder muitos negócios para concorrentes que estão usando campanhas de marketing por e-mail para alcançar clientes em todo o mundo. No entanto, a primeira etapa de uma campanha de marketing por email deve ser a criação de uma lista de distribuição de email. Este artigo discutirá algumas opções populares para fazer isso e deve ajudar o leitor a aprender mais sobre o que é aceitável e o que não é quando se trata de marketing por email.
Depois de tomar a decisão de começar a usar o marketing por e-mail para promover seu negócio, você provavelmente enfrentará o dilema de compilar uma lista de distribuição de e-mail. Esta é essencialmente uma lista de endereços de e-mail para os quais você enviará seus materiais publicitários e promocionais. Uma maneira comum de obter uma lista de endereços de e-mail é comprando uma lista de distribuidores. No entanto, este método não é muito eficaz e não o recomendamos. O problema de comprar uma lista de e-mail é se você não tem como saber se os membros da lista teriam algum interesse em seus produtos ou serviços. Isso é muito importante porque, embora você queira atingir um grande público com seu marketing por e-mail, também deseja que esse público seja membro de seu público-alvo geral.
Quando você compra uma lista de e-mail, pode estar enviando mensagens de e-mail para alguns usuários que possam estar interessados, mas isso é em grande parte coincidência e provavelmente não será bem recebido porque a mensagem não foi solicitada.
Os usuários da Internet são muito rápidos para excluir materiais que acreditam ser spam, mesmo sem abrir ou ler os e-mails. Na verdade, alguns provedores de serviços de Internet incluem filtros de spam que podem excluir automaticamente seus e-mails se suas mensagens forem consideradas spam. Esses filtros executam algoritmos complexos no título do assunto e no conteúdo da mensagem para determinar se é ou não spam e são bastante adeptos da eliminação do spam. Portanto, você corre o risco de que seu esforço de marketing por e-mail acabe sendo um total desperdício se a maioria dos destinatários nem mesmo ler ou receber a mensagem.
Uma maneira muito melhor de criar uma lista de distribuição de e-mail para sua campanha de marketing por e-mail é pedir aos clientes atuais, bem como aos clientes em potencial interessados, que se registrem em seu site para receber informações adicionais e atualizações periódicas sobre seus produtos e serviços, bem como outras informações que possam ser do interesse deles. Isso fornece a você um banco de dados de endereços de e-mail de clientes atuais, bem como de clientes em potencial que têm um interesse genuíno em seus produtos e serviços e que estão interessados em aprender mais sobre esses produtos e serviços.
Depois de ter uma lista de clientes interessados ou clientes em potencial, você pode enviar e-mails ou criar boletins eletrônicos para distribuição aos membros de sua lista de e-mails. Esses documentos devem conter uma riqueza de informações valiosas, bem como um argumento de venda suave para seus produtos e serviços. Essas informações serão valorizadas pelos leitores e podem ajudar a persuadi-los a experimentar seus produtos e serviços.
Você também pode incluir links úteis para o seu site, bem como para outros sites que possam ser do interesse dos seus leitores. Seu conteúdo também deve conter uma parte que estimule o leitor a realizar uma ação específica, como fazer uma compra ou, pelo menos, investigar um produto.