Marketing por e-mail e questões relacionadas a ele

O email marketing é uma das formas de marketing direto, que se faz via Internet. Emails são enviados a clientes potenciais para impulsionar o negócio e ganhar a confiança do cliente, divulgando informações relevantes e ajudando-os a tomar boas decisões de compra. Também melhora o relacionamento com o cliente atual, ao repetir negócios com ele. Em palavras simples, o procedimento de envio de emails aos clientes é conhecido como email marketing.

A principal vantagem do marketing por e-mail é que ele não consome muito tempo, consome o mínimo de recursos e também é econômico. Em um curto período, um grande público pode ser direcionado. Recursos como assinaturas, mensagens devolvidas, bugs da web e ajuda de clique permitem que as empresas rastreiem clientes em potencial. Uma vez que os clientes podem ser alcançados diretamente, os feedbacks podem ser coletados com facilidade. Em termos de custo, também não é tão caro quanto os boletins informativos. Os relatórios provaram que esta é a segunda melhor técnica de marketing depois do marketing de busca. É eficaz no rastreamento do retorno dos investimentos.

O marketing por email é uma versão modernizada do marketing por email.

A vantagem sobre o marketing de mala direta é que leva menos tempo para chegar a um cliente do que a mala direta. Assim como as pessoas verificam suas caixas de correio diariamente, a caixa de entrada também é verificada pela maioria dos usuários da Internet diariamente. Com o passar do tempo, muitas ferramentas úteis e serviços da Web foram desenvolvidos. Host de lista é um serviço da web que oferece muitas opções para os comerciantes, como gerenciar e-mails enormes e banco de dados de endereços de e-mail. Se o orçamento for maior, gerentes de lista podem ser contratados, os quais podem ser encarregados de boletins informativos por email e gerenciamento de bancos de dados. O software também está disponível no mercado que faz esse trabalho também.

Quando o cliente preenche o formulário pela primeira vez, há caixas de seleção a serem marcadas que refletem seus interesses.

Dependendo dessas escolhas, um anunciante envia informações para eles, isso é conhecido como publicidade opt-in-email, porque o cliente optou por receber e-mails e marketing como isso não é ilegal. O conteúdo do e-mail pode ser elaborado, mas não deve demorar muito, pois as pessoas estão realmente ocupadas para isso. A frase de chamariz, também conhecida como palavras eficazes, no e-mail deve ser escolhida com cuidado. Não é necessário que o conteúdo gire em torno de apenas um item; informações do produto relacionado também podem ser incluídas. Isso é conhecido como venda cruzada. Usar o envio de e-mail ou enviar um e-mail para vários clientes ao mesmo tempo pode economizar muito tempo e também aumentar a eficiência.

O lado negro do marketing por e-mail é o spam ou também conhecido como volume.

Algumas empresas coletam endereços de e-mail de pessoas ilegalmente e enviam e-mails irrelevantes para elas, o que pode ser muito irritante. Alguns hackers projetam um e-mail como um anúncio, mas quando clicado baixa adware e vírus que podem destruir um computador, o que o torna ainda mais perigoso. Para piorar as coisas, a Direct Marketing Association of America fez uma petição para tornar o spam legal. Algumas proibições também são impostas a provedores que ajudam organizações empresariais a gerenciar seu marketing por email, fornecendo-lhes modelos de email já preparados.

A maioria dos sites de correspondência adicionou a facilidade de separar o spam do e-mail genuíno, criando pastas separadas para ambos, o que é conhecido como filtragem de spam. Mas no caso de um grande número de e-mails de spam, um e-mail útil pode ir para essa pasta e pode passar despercebido e ser excluído com o resto dos e-mails de spam. Esse tipo de e-mail é conhecido como falsos positivos.

Mas as chances de isso acontecer são raras. Existem muitas leis contra spam, como a lei Can-Spam dos Estados Unidos e os regulamentos de privacidade e comunicações eletrônicas da Europa. De acordo com essas leis, as empresas devem ter seu endereço de retorno autenticado, endereços físicos falsos não devem ser incluídos e um link de cancelamento de assinatura de um clique deve ser colocado no e-mail. A penalidade menor envolve as empresas que enviam spam para serem colocadas na lista negra e, em uma escala maior, podem ser multadas pesadamente.