O que é Marketing afiliado ?

O Marketing de afiliados é um derivado do marketing na Internet, em que o editor do anúncio é pago por cada cliente ou vendas fornecidas por ele. O marketing da filial é o básico para todas as outras estratégias de marketing na Internet.

Nesse tipo de marketing, empresas de gerenciamento de afiliados, gerentes de afiliados internos e fornecedores terceirizados são efetivamente utilizados para usar o marketing por e-mail, marketing em mecanismos de pesquisa, captura de RRS e publicidade gráfica para o sucesso do produto. O tráfego da web pode ser rastreado com a ajuda de terceiros ou de programas próprios afiliados. Muito trabalho está envolvido neste processo. No início, o marketing por esse método envolvia muito spam, propaganda enganosa, violação de marca registrada, etc. Mas, após a invenção de algoritmos complexos e segurança avançada, isso foi regularizado para torná-lo mais seguro para fazer negócios e compras online. Isso levou até mesmo a um melhor escrutínio dos termos e condições pelos comerciantes. O marketing de afiliados tornou-se mais lucrativo com a abertura de mais oportunidades, mas ao mesmo tempo também aumentou a competição no marketing.

Devido a essa pressão, os programas internos de afiliados para comerciantes tornaram-se uma coisa do passado e foram substituídos por programas terceirizados. As empresas que oferecem este serviço têm gerentes de programas de rede e afiliados especializados, que possuem várias técnicas de gerenciamento de programas de afiliados. Essas redes afiliadas têm editores associados que as ajudam com a parte de publicidade.

O marketing de afiliados foi iniciado por cdnow.com, que tinha sites voltados para a música.

Eles colocaram uma lista de álbuns de música em seu site e pagaram aos outros se colocassem esses links em seus sites quando um visitante comprasse seu álbum por meio do site. A primeira empresa a se vincular ao cdnow.com foi a Geffen Records. Dois meses depois, uma mulher ofereceu à Amazon que venderia os livros da Amazon em seu site e que ela deveria receber uma certa porcentagem em troca se vendesse os livros da Amazon por meio de seu site. Eles gostaram da ideia e iniciaram o programa de associados da Amazon. Era mais um programa de comissão em que eles recebiam uma comissão se um visitante clicasse em seus links e banners no site de outro e comprasse qualquer coisa por meio dele.

Desde sua invenção, a rede de afiliados foi adotada por vários negócios, como viagens, educação, telecomunicações, celular, jogos, finanças pessoais, varejo e sites de assinatura, sendo os mais comuns os setores adulto e de jogos de azar. Somente no Reino Unido, o marketing de afiliados gerou £ 2,16 bilhões.

Os métodos de compensação usados ​​são Custo por venda (CPS), Custo por ação (CPA), Custo por milha (CPM) e Custo por clique (CPC).

Os dois primeiros são os métodos mais famosos hoje. Isso ocorre porque no CPM e no CPC, o visitante que aparece em um determinado site pode não ser o público-alvo e um clique seria o suficiente para gerar comissão. O CPS e o CPA têm a compulsão de que o visitante não apenas clique no link, mas também compre algo ou se inscreva em algum serviço depois disso, o que prova que ele está entre o público-alvo. Somente no caso acima o afiliado é pago. Portanto, o afiliado deve tentar enviar o máximo de tráfego direcionado possível ao anunciante para aumentar seus retornos e por esta razão o marketing de afiliados também é conhecido como marketing de desempenho porque depende totalmente do desempenho do afiliado. A equipe de afiliados pode ser diferenciada de uma equipe de vendas pela natureza de seus trabalhos. O trabalho da equipe de afiliados é arrastar o tráfego direcionado até um ponto e, a partir desse ponto, é trabalho da equipe de vendas influenciar o visitante a comprar o produto ou serviço.

Este é um tipo de método muito eficaz porque o dinheiro é pago apenas quando os resultados são alcançados. O editor incorre em todos os custos, exceto o da configuração inicial e desenvolvimento do programa, que é incorrido pelo comerciante. Muitas empresas dão crédito a esse método de marketing para seu sucesso.